ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM PACIENTES

FOBIAS
ATENDIMENTO DE ADULTOS/ADOLESCENTES E CASAL

PSICOTERAPIA
A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como crises pessoais, conflitos conjugais e familiares, transtornos psicopatológicas, distúrbios psicossomáticos e problemas nas transições entre as fases da vida, etc.
A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento pessoal, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e abrir novos canais de comunicação.
A Psicoterapia oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões de vínculo e relação interpessoal. Os problemas vinculares são fonte de incontáveis sofrimentos e muitas doenças.
A Psicoterapia ocupa hoje um lugar fundamental na área da saúde, por trazer uma visão integrada do homem, considerando as dimensões psíquica, orgânica e social agindo conjuntamente na produção da existência humana, assim como com as questões individuais a serem resolvidas.
Em alguns casos, a Psicoterapia cumpre também uma função de educação para a vida, oferecendo um espaço privilegiado de reflexão, com instrumentos e conhecimentos que podem ajudar na orientação e condução da vida. Esta função torna-se fundamental em situações de desestruturação e crise, quando a pessoa sente-se inapta para lidar com as dificuldades em sua vida.

PSICOTERAPIA BREVE
A psicoterapia breve é um tratamento de natureza psicológica, de inspiração psicanalítica, cuja duração é limitada, buscando obter uma melhora da qualidade de vida em curto prazo, focando a resolução da queixa manifestada. Essa abordagem possibilita que os objetivos terapêuticos sejam atingidos em um menor prazo, por meio de um mecanismo, que propõe mudanças de determinada área, que conduzam a alterações em outras áreas do comportamento do paciente. Seu objetivo é dar início ao processo e deixar o paciente suficientemente estabilizado de forma que possa dar continuidade a esse processo de crescimento através de outros relacionamentos em sua vida.
É de fundamental importância o trabalho em equipe multidisciplinar, para que todos os âmbitos da vida do paciente que estão desestabilizados possam ser trabalhados. A prioridade do tratamento está no componente emocional que está agravando ou talvez causando a sintomatologia física. O resultado esperado para a conclusão do tratamento, é que o paciente aprenda a lidar com situações conflitantes, e eliminar a queixa manifestada. Quando o aspecto psicológico não interferir mais, é sinal de que o paciente aprendeu a lidar com suas emoções e situações conflitantes

INTEGRAÇÃO PSICO FÍSICA
Técnica que tem como objetivo, complementar o trabalho da elaboração dos conteúdos, objetivando a equilibrar as energias psíquicas, físicas e fisiológicas, através de um trabalho de dessensibilização e energização, nas terminações nervosas, que se encontram por todo o corpo, mais especificamente na planta dos pés e palma das mãos.Essa técnica também é aplicada a pacientes que apresentam excessivo cansaço e dores generalizadas em função de significativas tensões geradas por diferentes situações como trabalho, finanças, relacionamentos (pessoais, afetivos, familiares ), gerando somatizações, fazendo com que o corpo fique dolorido, os músculos duros, o pescoço rígido, a pressão arterial aumentada, os batimentos cardíacos acelerados, como se o corpo estivesse sempre passando por uma emergência. A capacidade de resolver problemas diminui, o sistema imunológico perde defesas e o organismo fica mais sujeito a gripes e outras infecções.
Tudo isto porque o ser humano não foi planejado para funcionar sempre em estado de tensão. A ansiedade e tensão crônica bloqueiam a capacidade do corpo de sentir prazer. Mas a vida moderna não sabe disso. Somos obrigados a continuar produzindo e criarmos alternativas para nos reequilibrarmos.
O trabalho terapêutico leva a uma maior integração entre mente e corpo, que restabelece o fluxo energético e elimina as toxinas indesejáveis, constitui-se em uma dessas alternativas, por sinal, comprovadamente, a forma mais eficaz de reverter o estresse, por levar à produção de endorfinas pelo organismo, responsáveis pela sensação de bem estar.

Esse trabalho é fundamental para o equilíbrio total das energias preservando assim a saúde e distúrbios emocionais como:
do sono; depressão; disfunções sexuais; problemas circulatórios; apoio à gravidez e ao pós parto; doenças psicossomáticas em geral;

OS EFEITOS IMEDIATOS SÃO:
Relaxamento dos músculos; Ampliação da capacidade respiratória; Diminuição da ansiedade; Melhora da qualidade do sono; Aumento da concentração; Alívio de dores; Maior flexibilidade.

OS EFEITOS A MÉDIO E LONGO PRAZO:
Maior consciência corporal; Maior acuidade dos sentidos; Mais alegria de viver; Mais resistência às doenças; Menos ansiedade; Maior vitalidade; Mais flexibilidade par lidar com imprevistos; Serenidade.
As técnicas a serem aplicadas, variam de acordo com a necessidade e realidade de cada paciente.

José Roberto Madrigrano

Psicólogo Clínico